RIO - Pais e estudantes lotavam o pátio de entrada da Universidade do Estado do Rio (UERJ) neste sábado, 24, pouco antes do fechamento dos portões para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade é um dos principais locais de prova no Rio. O clima de ansiedade predomina entre os estudantes.
Um deles espera há 60 anos pela oportunidade de cursar o ensino superior em uma instituição pública. O aposentado Carlos Alberto Barbosa, de 84 anos, tem o sonho de concluir o curso de ensino superior desde quando tinha apenas 20 anos. Esta é a quarta vez que ele faz a prova.
Carlos Alberto Barbosa, de 84 anos, quer cursar biologia
Fábio Motta/Estadão © Fornecido por Estadão Carlos Alberto Barbosa, de 84 anos, quer cursar biologia "Sempre estive na média de nota entre 500 e 600 pontos. Fiz 560 na redação no ano passado", conta ele, que tenta uma vaga em um curso de Biologia.
O aposentado diz que ficou entre os estudantes que, apesar de aprovados, não conseguiram vaga para o curso de Medicina em 1967. Ele chegou a iniciar um curso de Administração na Fundação Getúlio Vargas anos mais tarde, mas não conseguiu concluir. "Não consegui terminar. Trabalhava no administrativo da Compania de Limpeza Urbana do Rio. Tinha três crianças para sustentar", conta.
Na tentativa deste ano, ele diz que contratou uma professora de redação e estudou sozinho o restante das matérias, apenas com a ajuda de um computador. "É um sonho. Não tenho pretensão de trabalhar. Só de continuar estudando e aprendendo", afirma.
Fonte, adaptado-Josepha Britto informa Boletim 129 – 29.10.2015